Em tempo de combate ao novo coronavírus, o apoio de proximidade das Eco-Freguesias a toda a população, sobretudo ao grupo dos mais vulneráveis, é fundamental. Apoio alimentar, medicamentos, conforto ou até mesmo aconselhamento sobre os cuidados a ter para estar mais protegido, são algumas das medidas que têm vindo a ser tomadas, mas não só. Na Região de Lisboa, Campolide, Estrela, Benfica e Carnide têm vindo a reforçar os serviços de proximidade, sobretudo prestando mais apoio ao domicílio.

A Junta de Freguesia de Campolide está a colocar em prática um plano de acompanhamento da população mais idosa, providenciando não só apoio alimentar e medicamentos ao domicílio, mas também monitorizando o seu estado de saúde através de contactos presenciais ou, quando não possível, contacto telefónico. Também a Junta de Freguesia de Carnide, tem disponível a toda a população uma nova linha de atendimento permanente para apoiar e prestar esclarecimentos sobre procedimentos e recomendações a tomar.

Em linha com as medidas adotadas pela Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de Estrela está a encetar esforços no sentido de possibilitar a entrega ao domicílio de refeições escolares.

“Não saia de casa. Nós vamos às compras por si”, é o mote da iniciativa lançada pela Junta de Freguesia de Benfica. Trata-se de um serviço de entrega de compras ao domicílio destinado aos grupos de maior risco, doentes crónicos, utentes do atendimento social e pessoas com mais de 60 anos da freguesia.

Para além dos serviços de proximidade, são várias as freguesias que estão a trabalhar no sentido de reforçar a higiene urbana, através da desinfeção de todas as ruas em vários períodos do dia nas zonas consideradas mais críticas, ou seja, zonas sob maior pressão demográfica e turística e nas áreas junto a interfaces de transportes, restauração e outros focos comerciais.

As freguesias estão a trabalhar para si e para todos. Colabore.